segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Um curta

Aula de Produção Criativa. Trabalho final era produzir um curta-metragem de um minuto. Tema era livre, desde que fosse...criativo. Eu estava bem sem idéias, e minha amiga Mari me escreveu um pequeno roteiro.

Adaptando a história, criei um storyboard, definindo os planos, esboçando cenário e personagem.

Em seguida comecei a pensar no estilo do traço que usaria, assim como, a forma de animação que seria feita.
No cenário usei uma textura no papel, pincéis e cores que dão impressão de aquarela.


O personagem foi propositalmente feito com linhas sujas e as cores de preenchimento vazando do contorno, seguindo o mesmo estilo do cenário.
Bom, chega de falação, vamos ao produto final:








terça-feira, 14 de setembro de 2010

Mapa de Influência

Todo mundo que trabalha com criação, tem suas inspirações, influências e referências. Existe uma forma simples de agrupar tudo isso, organizar por ordem de importância e transformar em uma única imagem, aí sempre que faltar criatividade, dá uma olhada nessas coisas que te inspiram.
Esse é o meu mapa.



quinta-feira, 9 de setembro de 2010

A Mente de Quentin Tarantino

Sabe o Quentin Tarantino? Aquele diretor que gosta de muito sangue nos filmes e pedaços de gente voando? Então, ao longo de seus filmes, é possível criarmos uma série de ligações e referências. Selton Mello, juntamente com Seu Jorge, estrelam em um sensacional curta-metragem chamado Tarantino's Mind (2006), explicando a teoria por trás de oito filmes escritos pelo cineasta.
Assistam o curta, que vale muito a pena, mesmo para que não viu todos os filmes de Quentin: http://www.youtube.com/watch?v=op4byt-DtsI

Abaixo, o infográfico que criei (projeto para aula de Infodesign) ilustrando esse emaranhado de idéias que fazem ligações entre os oito filmes citados no longa.

Clique para ver maior

segunda-feira, 21 de junho de 2010

Midia Conference


Gostaria de convidá-los ao evento Midia Conference, oferecido pelo curso de Midia Eletronica, da faculdade ASSESC.
O evento contará com palestras de grandes profissionais da área, além de oficinas e a mostra de curtas CineAssesc.
O Midia Conference é aberto ao público e gratuito.

Data: 21-25/06

Horário: 18:45 - 22h
Local: ASSESC

Programação da semana:

21/06 - “Os novos recursos do Photoshop CS5” - Alexandre Keese
22/06 - “Campanha para Mídias Digitais” - Ana Dias – RBS
23/06 - Oficinas e Workshops
24/06 - “A televisão e a mídia em transformação” - Paulo Centeno – RBS
25/06 - Cine ASSESC
Encerramento: festa ELETRONICA.2, às 23h, na Célula Cultural Mané Paulo.

Obrigada!

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Retorno de Apend City

Após sofrimento e piadinhas com Apendicite, é a vez da Amigdalite. A única parte divertida, tenho que adimitir, foi fazer mímicas para conversar com as pessoas. Fora isso, foi bastante triste ter dormido com febre no ônibus, que by the way, demorou umas três vezes mais que o normal para chegar.
Só falta agora meu siso inflamar.


quarta-feira, 12 de maio de 2010

Hoje

Quarta-feira, 12 de maio de 2010.

Há 21 anos eu estava nascendo. Sim, parabéns para mim.


Eu estava aqui pensando: fiz muito mais coisa nos últimos seis meses do que nesses 21 anos.

Por exemplo, me envolvi em um acidente de trânsito junto com uma betoneira, fui chamada para um novo estágio de um dia para o outro, salvei uma senhora passando mal chamando a ambulância, perdi meu cartão de débito, fiz um blog que já atingiu seu auge e pelo jeito já está em decadência, todos os meus amigos casais se separaram e eu fiquei dividida, emagreci seis quilos e já ganhei tudo de volta, tive apendicite e operei às pressas, e por isso eu vou passar meu aniversário em casa.


Muito obrigada a todos vocês que fizeram parte dessa fase cheia de surpresas.


quinta-feira, 6 de maio de 2010

Três furos

Abri os olhos e senti um frio rasgando meu corpo. Luz branca na cara. Acordei em uma banheira de gelo e tinham me roubado o ...apêndice (?!)

Ok, a parte da banheira é mentira.

Mas eu acordei com um frio absurdo, sem voz, visão turva, sem saber onde estava e com três furos na barriga. Tinham realmente levado meu apêndice, graças a Deus!!!

quinta-feira, 29 de abril de 2010

Tutorial de Ilustração

Está no ar o primeiro Tutorial de Ilustração!
Nessa edição, aquarela é o tema.

Tutorial de Ilustração é um projeto produzido por Beatriz Cascaes, Fernanda Mello e Marluce Santos, estudantes de Mídia Eletrônica (ASSESC), como atividade da disciplina Projeto Multimídia II.
Esse projeto visa a produção de vídeos com dicas de ilustração usando diferentes técnicas, tais como aquarela, grafite, nanquim. As aulas são ministradas por Leandro Lopes de Souza (Biólogo e Ilustrador).


segunda-feira, 26 de abril de 2010

Partir.jpg

Isso é só um desenho ficcional, relaxem.
Mas quem tem vontade de fazer isso levanta a mão!


Clique na imagem para aumentar.

domingo, 25 de abril de 2010

Sobre areia e caminhão

Então, eu sou o caminhão...

sábado, 17 de abril de 2010

Lá embaixo

Não me pergunte o porque, se eu soubesse já teria solucionado isso.

terça-feira, 13 de abril de 2010

Tutorial de Ilustração

Tutorial de Ilustração é um projeto produzido por Beatriz Cascaes, Fernanda Mello e Marluce Santos, estudantes de Mídia Eletrônica (ASSESC), como atividade da disciplina Projeto Multimídia II.
Esse projeto visa a produção de vídeos com dicas de ilustração usando diferentes técnicas, tais como aquarela, grafite, nanquim. As aulas são ministradas por Leandro Lopes de Souza (Biólogo e Ilustrador).
A primeira edição é sobre aquarela, ensinando desde a forma com que o pincél deve ser molhado, até fazer uma tela final.

Assista ao Making Of. Em breve o vídeo final.


sábado, 6 de março de 2010

Sonho estranho

Eu tive um sonho. E o desenhei.
Ele era meio estático, não acontecia muita coisa.
Não faço idéia o que significa, mas achei meio macabro...
O que que vocês acham que significa?

sexta-feira, 5 de março de 2010

Esse post não é ilustrado

Caros leitores,
escrevo nesse blog meus pensamentos e os ilustro. Jamais citei nomes ou conto detalhes dos acontecimentos nos quais estou inserida. Procuro utilizar analogias, de forma que cada um de vocês possa interpretar o post como quiser, fazendo uma relação com suas próprias vidas e seus problemas. Concordando ou não com as minhas idéias, acho ótimo vocês colocarem seus pontos de vista, enriquecendo o tema de cada post.
Agora, não acho que esse seja o lugar para expor sua raiva e ódio, muito menos ofendendo quem aqui escreve.
Se qualquer um de vocês leva um post para o lado pessoal dessa forma, lamento dizer, mas o mundo não gira ao seu redor. Repetindo, eu escrevo os meus pensamentos.
Obrigada.

Obs. Eu não apago comentário de ninguém, e como é de conhecimento de todos, só o administrador pode apagar o comentário de um "Anônimo". Portanto, acho que está na hora de eu mudar a minha senha.

terça-feira, 2 de março de 2010

Ofensa estranha, essa

Aí outro dia me disseram assim: "Você tem que ficar sozinha mesmo!", num tom de "vai tomar no seu c..."
Que tipo de ofensa é essa??

Para mim parece mais uma dádiva. Só quem é
muito inseguro, não consegue ficar sozinho nem um dia. Estar sozinha é liberdade. É ter a possibilidade de conhecer muito mais gente, lugares diferentes, sons novos, comidas estranhas. E o melhor, sem ficar preso à escolha de terceiros e ter sua vida sugada por tal.
Portanto, muito obrigada pela "ofensa".


Tranquilo...

Percebi que ultimamente eu tenho mantido a calma e não tenho me surpreendido muito com as loucuras que vejo no dia-a-dia. Acho que pelo fato de ter passado por uma situação tão inusitada, inesperada, absurda e dolorida, fiquei um tanto adormecida.
Mês passado, ajudei uma senhora desacordada, telefonando e chamando o Samu (coisa que eu jamais havia feito na vida, inclusive nem sabia que o número é 192), e nem gaguejei.
Citando o dia da batida do carro, mantive a calma e minhas mãos nem chegaram a tremer.
Fui a uma entrevista de estágio, sem suar frio. Fui chamada, e não hesitei.
E por fim, o dia que tanto temia, desde dezembro, foi se tornando cada vez mais assustador. Mas quando aconteceu, 1° de março foi só mais um dia, dessa minha nova vida.

[Ao som de Big Calm - Morcheeba]

domingo, 28 de fevereiro de 2010

Picasso, eu e Lena Gieseke

Em 1937, Picasso pintou uma obra chamada Guernica. Esse quadro representa todo o impacto e sofrimento na visão do autor, da cidade espanhola homonima bombardeada por alemães nesse mesmo ano.


No começo dos anos 2000 (não consigo lembrar quando foi exatamente), minha professora de artes deu o "deveres de casa" mais sensacional da minha vida escolar!
"Escolham um quadro de um dos autores que estudamos, e façam uma releitura."
Fui para casa, e por alguns dias esqueci completamente dos deveres de matemática, geografia... Fiquei escolhendo qual a obra que eu iria fazer. E foi Guernica - Picasso.
Usando qualquer lápis grafite, sem nem saber a existência dos muitos 3H, 2B, 6B.


Adimito que fiquei muito orgulhosa da minha releitura. Eu era muito orgulhosa, até uns dias atrás, quando descobri essa alemã Lena Gieseke. Ela simplesmente, fez uma versão dessa obra maravilhosa, em 3D! Não vou falar mais nada, só assistam...

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Jamais abandonarei

Eu sei, eu sei...parece que eu abandonei o blog.
Desculpa...

A verdade é que pensei em vários assuntos para postar, mas nenhum deles foi para frente, e muito menos consegui desenhar algo. É como se eu tivesse com um bloqueio artístico. E isso não é a primeira vez que acontece.
Eu tenho algumas cartas na manga, alguns assuntos que realmente quero discutir aqui, mas me dêem um tempinho para voltar minha criatividade.
Só vou deixar uma dica para a próxima semana: mudanças, muitas mudanças.

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

As coisas que eu fiz

Eu me arrependo de poucas coisas que fiz. Muito mais das coisas que não fiz, que perdi a oportunidade, deixei passar. Gostaria de ter feito mais coisas nesse feriadão, mas no final eu fiz tanta coisa em um só dia que valeu a pena. Fiz tudo que há de mais errado, mas fiz.
Daí parei para pensar que foi muita sorte, e pouco juízo. Por isso não vou repetir, prometo.
Acho que eu só tava tentando provar a mim mesmo que é possível ser feliz sozinha. Cheguei a conclusão que dá sim, mas não por muito tempo. É preciso de alguns bons amigos.

[Ao som de Sublime - What I got]



sábado, 13 de fevereiro de 2010

Valeu, cinto!

CARALHO! (Perdão pela palavra, mas) foi isso que eu gritei. Virei para trás e vi nada mais que uma betoneira (sim, daqueles caminhões que levam cimento).

Tudo bem, poderia ter começado esse post de outra forma:

Quem usa cinto de segurança no banco de trás? Quem?
Ontem me obrigaram. Pela primeira vez na vida, eu usei e foi de extrema utilidade, obrigada.

Sexta-feira, pré-carnaval, final da manhã, em horário de expediente, dentro de um uninho. Foi assim que uma betoneira desviou para não bater em nossa traseira, mas havia um carro na outra pista. Então o desvio não foi suficiente.
Três veículos envolvidos. Todos passam bem. Acordei com uma dor no pescoço animal!


segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Sobre música

Cada fase da nossa vida parece ter um playlist de trilhas sonoras perfeitas para aquele momento. São músicas que descrevem nossa realidade e parecem ter sido escritas e compostas só para nós, ou por nós.
Algumas são tão deprimentes que não é possível que quem tenha as feito ainda esteja vivo. Umas que emanam alegria e liberdade, parece que tudo a sua volta é bonito e feliz. Outras escritas com tanto ódio que dá vontade de gritar junto, sair correndo e espancar alguém. Dá pra sentir os pulsos cerrados e as veias saltadas.
Que fase você está?


quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Calor

Cortei o cabelo!
Nada demais, vocês nem vão reparar. Mas para mim, fez uma monstruosa diferença, principalmente quando estamos num verão de 36°C (na sombra). Só sei que o cara (beecha) fez mágica, fez o impossível e o improvável. Ele conseguiu tirar grande parte do volume de cabelo. Cortou só as mechas mais de dentro. Não sei explicar, só sei que minha cabeça tá pesando bem menos!
Enfim, o que importa é que o assunto do momento, é o calor. Cada um tem seu jeito de o driblar e o meu foi cortar só a parte de baixo do cabelo. Deu pra entender isso?

[Ao som de Beck - Devils Haircut]


segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Prazer, Arnoldo.

No post Voa, eu mencionei um personagem chamado Arnoldo. Ele é fruto da minha imaginação perturbada. Na aula de Criação de Personagem, na faculdade, fiz ele seguido de uma curta história em quadrinhos e ainda o modelei em massinha.
Ele tem uma cara de coitado mesmo, acho que é pelo fato de ter asas desproporcionais ao corpo.







sábado, 30 de janeiro de 2010

Analogias...[2]

Quando uma criança faz algo errado, temos algumas opções de decisão a serem tomadas:
1 - Dar uma bronca (e uns tapinhas na bunda) absurda e traumatizante, deixando-a imóvel, calada e com olhinhos arregalados prestes a chorar.
2 - Explicar o quanto errado foi aquilo que ela fez e quais as causas dessa atitude.
3 - Ignorar.
Pessoalmente a terceira opção é a minha preferida, afinal tudo que a criança quer é chamar atenção. Dessa forma, fazemos o menos esperado por ela e a deixamos ansiando por uma ação nosssa. Essa punição sim, é mais dolorosa. Essa sensação de espera infinita pelo pior, como se ele (o Pior) estivesse ali só aguardando para atacar subitamente.


sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

O que você faria?

Esse post é dedicado àqueles que andam de ônibus, frequentemente e são obrigados a conviver com situações extremamente irritantes, como o vídeo a seguir. Nesse tipo de acontecimento eu sempre fico imaginando o que eu faria se não houvessem consequencias.

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Don`t look back

O mundo dá voltas, quem tava no fundo do poço ontem pode estar no cume olhando tudo de cima hoje. E quem sabe amanhã tudo volte a ser como era antes. Não há como desvendar o próximo movimento da nossa vidinha, as coisas aparecem, as pessoas ressurgem, os convites chegam, e quando paramos para analisar, conseguimos dar a volta por cima.
Damos uma olhada para trás e percebemos que o que passou, já era. Não que todo o sentimento de ódio tenha simplesmente evaporado, mas o negócio é continuar seguindo em frente, e não deixar nada te puxar para baixo, por um bom tempo pelo menos.


terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Voa

Obrigada aos que me apoiaram no momento em que me senti míope. Hoje acordei enxergando o mundo melhor já. Mesmo assim, enxergando melhor, fiz um desenho que parece que continuo não vendo as coisas muito bem.
Não sei qual é a dele, não me parece muito simpático e muito menos com vontade de voar. Acho que tenho complexo com essa história de ter asas e não voar. Algum dia eu apresento à vocês o Arnoldo, mas fica para outro post.


segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Falta de foco

Acordei segunda-feira, míope. Eu tenho algum grau muito baixo que não interfere em nada, não uso óculos ou lente (casa de ferreiro espeto de pau) mas hoje, acordei realmente míope! Tudo a mais de três metros de mim está completamente embaçado. Fico encarando as coisas por muito tempo na esperança de focar em algum momento, mas nada acontece. Será que desenvolvi uma miopia de um dia para o outro?
Abaixo um personagem que criei faz uns anos. Acho que ele sabe do que eu estou falando...

[Ao som de Pete Murray - See The Sun]


domingo, 24 de janeiro de 2010

Nada a perder

Liberdade, é a palavra do momento. Sinto que posso abrir os braços e sentir a brisa, fechar os olhos e não pensar em mais nada. Passado é passado, não há nada que possa ser mudado. Uma nova fase começou e acho ela ótima, adoro quem faz parte dela.
Não tenho mais nada a perder, estou indo para onde o vento me levar e não tenho do que reclamar.

[Ao som de Touch and go - life's a beach]


quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Enjôo

Eu passei cerca de duas semanas com uma sensação desagradável de ressaca. Era dor da cabeça, tontura e principalmente, enjôo. O pior é que eu nem tinha bebido nada...
Não foi à toa que passei algum tempo ouvindo "como você emagreceu". Claro, enjoada e sem conseguir comer nada...
Eu só desejava arrancar aquela agonia de dentro de mim, só por uns instântes, para eu poder respirar, e quem sabe almoçar.
Bom, já passou um tempo que isso aconteceu, mas de vez em quando essa sensação volta...

[Ao som de Rocco Deluca and The Burden - Gift]


Sobre dentes e ódio

Você já sentiu tanto ódio que fica rangendo os dentes e sentindo o maxilar apertado, pulsando? Talvez você faça isso diariamente e a noite perdido em seus pesadelos, mas nem percebe. Só no final do dia, ou quando vem uma (rara) calmaria, uma dor de cabeça se aloja. Seus dentes, todos, parecem moles, e só de pensar em mastigar a dor aumenta.
Já sentiu isso?
Um dia eu falo sobre sobrancelhas e ódio...

[Ao som de Metallica - St. Anger]



terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Desenho em qualquer lugar

Fazendo uma limpeza nas coisas do trabalho, encontrei uns papéizinhos daqueles que se anota recado quando atendemos telefone. Eu havia feito alguns rabiscos interessantes. É aquele tipo de desenho que se faz com caneta BIC sem perceber enquanto conversa com alguém.
Existem várias teorias sobre esse tipo de "arte". Tem gente que faz quadrados loucamente um atrás do outro, tem gente que adora espirais e assim por diante. Pelo jeito, eu prefiro fazer uma viagem surrealista. Aposto que alguém tem alguma teoria sobre isso também...


sábado, 16 de janeiro de 2010

Guarda-chuva

Hoje não podia não chover, afinal é sábado e tem Planeta. Eu realmente não ligo para isso, afinal o último item da minha lista de afazeres para o resto da vida, é "ir à praia" ou "curtir o verão". Mas tem algumas coisas que odeio em dia de chuva. Por exemplo, pegar um ônibus lotado, com TODAS as janelas fechadas. Ou então, andar pelo centro, calçadão. Ah, aquelas tias gordas com guarda-chuvas mais parecendo guarda-sol, andando debaixo da marquise (local reservado às pessoas sem guarda-chuva), enfiando no olho, molhando, batendo na cabeça de todo mundo. Isso me irrita! Na verdade, guarda-chuva em geral me irrita.

[Ao som de Travis - Why Does It Always Rain On Me]





quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Sei lá, bateu uma...alegria

Incrível como as coisas estão indo bem. Não sei se é por pena, mas que esse negócio de blog deprimente está atraindo amigos. Voltei a fase de curtir a vida, não se preocupar com nada e não dar explicação a ninguém...
Falando com algumas pessoas, chegamos a conclusão que a meta desse mês é fazer novos amigos. Quem tiver afim de sair, tomar uma gelada e curtir um som...estamos aí!


sábado, 9 de janeiro de 2010

Clichê do sofrimento

Analisando meus desenhos dos últimos anos, podemos concluir que eu tenho grandes chances de cometer suicídio. Quero deixar claro que isso não vai acontecer. Seria muito clichê...
Mas que as vezes dá vontade de desaparecer de si mesmo, dá sim!
[Ao som de Beck - I'm A Loser Baby So Why Don't You Kill Me]




Aguentando firme

Amigos, trabalho e... filmes. Três coisas nas quais estou me agarrando para não cair. Não deixam que a insanidade tome conta da minha cabeça conturbada. Como dizia meu pai, "mente vazia, fábrica do diabo".
[Ao som de The Black Crowes - Sometimes Salvation]

Mente confusa

Um turbilhão de pensamentos confusos, toma conta da minha mente às vezes, principalmente naquele momento que encosto a cabeça no travesseiro. Revivo cada detalhe mínimo dos últimos meses. Imagino todo tipo de situação tão detalhados como ao fatos relembrados. Tento me concentrar em alguma coisa mais agradável, mas é sempre a mesma coisa que me vem a cabeça. Dessa forma, o jeito é se distrair, ver TV e dormir torta no sofá para duas pessoas.



terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Analogias...

Um pouco antes do Natal comecei a sentir uma dor nas costas, absurda. Assim, do nada, inesperadamente. Daquelas dores que dá pra sentir lá dentro, cada camada sendo rasgada, até no coração. O pior de tudo é que ainda está doendo.


segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Um significado

Existem ilustrações que não precisam de muitas palavras. Essa por exemplo significa várias coisas pra mim. E pra você?


domingo, 3 de janeiro de 2010

Fazendo piada das desgraças... próprias

Achei três soluções para minha desconfortável situação atual. A primeira delas foi a criação desse blog. Não que ele vá mudar minha vida ou salvar o planeta do aquecimento global, mas ele me distrai, e ponto.

As outras duas soluções resolvi ilustrar, como é mais ou menos o nome do blog, desenhar os meus pensamentos.


A primeira invenção chamo de Extrator de Memórias. Ele funciona como em Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças, mas com maior eficácia, não deixando nenhum brilho eterno na minha mente, ao contrário do que aconteceu com o Jim Carrey (coitado).


A segunda solução é simples e a chamo de Fingidor de Felicidade. Usando dois grampos de roupa presos às laterais da boca, é possível fingir para os outros (e mais importante) a você mesmo, que você está feliz, sempre!


Espero que algum deles funcione...